PLANTAS QUE FLORECEM O ANO TODO: Veja 7 plantas que dão flores o ano inteiro
Conheça espécies de plantas que vão colorir sua casa o ano todo
Plantas são ótimas opções para decorar ambientes e podem trazer inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar. Algumas ajudam a purificar o ar, a reduzir o estresse e a melhorar o humor.
Nesta matéria confira as plantas que vão manter sua casa colorida o ano todo!
.
PLANTAS QUE DÃO FLORES O ANO TODO
Se você está procurando plantas que florescem o ano todo, confira esta lista com 7 opções:
1. Primavera
A Bougainvillea glabra, mais conhecida como Primavera é uma planta nativa da América do Sul, que tem sua floração principal no início da primavera e que permanece florida pelo menos até o verão. Mas, como vivemos num clima tropical, é possível encontrá-la repleta de flores durante o ano todo.
É uma trepadeira, que pode ser ornamentada como arbusto ou cerca-viva em pórticos e pergolados, criando um belo contorno na decoração da fachada ou quintal.
Possui cores bem vivas, que se destacam ainda mais com a luz do sol. As vermelhas e rosas são as mais comuns, mas é possível encontrar em tons de laranja, roxo e branco.
2. Begônia
Outra opção super colorida para deixar a casa mais bonita o ano todo é a Begonia cucullata. Com flores pequenas e folhas verdejantes, ela é perfeita para se ter num vaso ou mesmo em canteiros no jardim.
Ela precisa receber bastante luz indireta, e solo úmido mas bem drenado, principalmente nos dias mais frios. Suas cores variam do vermelho, rosa, laranja, amarelo e branco, em tons bem vivos, que alegram qualquer ambiente.
3. Verbena
É um arbusto baixo, perfeito para canteiros e vasos. Suas flores formam pequenos buquês, de diversas cores, que vão do roxo ao vermelho.
A Verbena hybrida tem sua floração mais intensa entre a primavera e o verão, mas pode florescer durante o ano todo, com menos intensidade. Mas é uma espécie que demanda luz solar direta e contínua, além de regas diárias de forma moderada.
4. Gerânio
Uma flor muito conhecida e cultivada em diversas casas e varandas mundo afora, o 'Pelargonium hortorum', mais conhecido como Gerânio floresce praticamente o ano todo, principalmente em lugares com bastante incidência solar.
É uma espécie muito fácil de cultivar, perfeita para quem está começando a se aventurar na jardinagem, sendo necessário regá-la diariamente. Também tem propriedades aromáticas, trazendo um aroma agradável ao seu jardim, além das cores vibrantes.
5. Maria-sem-vergonha
Muito comum nos quintais brasileiros, a Impatiens Walleriana, também conhecida como Maria-sem-vergonha ou Beijinho, exala suas cores vivas em canteiros ou vasos suspensos.
É uma espécie de planta perfeita para o clima que encontramos aqui no Brasil, quente e mais úmido, por isso consegue se propagar de forma fácil, principalmente com bastante incidência solar.
Suas flores fazem parte do grupo das PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), além de deixarem o ambiente muito mais colorido e bonito.
6. Hortênsia (Hydrangea macrophylla)
Um arbusto um pouco maior, mas que pode deixar seu quintal ou varanda muito mais alegre durante boa parte do ano é a Hortênsia. Possui folhas grandes e brilhosas, assim como grandes buquês de flores, cujas cores variam de acordo com a acidez do solo local, de tons de azul a rosa, e suas variações intermediárias.
“No Brasil, o mais comum é encontrarmos hortênsias azuis plantadas aqui, pela acidez natural do solo.”
A hortênsia se dá bem com meia sombra e luz indireta, com bastante rega em dias mais quentes e secos, para manter as raízes úmidas. O que mantém as flores vivas por mais tempo, normalmente desde a primavera até o início do outono.
7. Violeta-africana
A típica planta de casa de vó é uma das mais populares e fáceis de cultivar em casa. As flores da 'Saintpaulia', seu nome científico, costumam durar o ano todo, principalmente quando mantidas em ambientes com bastante iluminação indireta, como em beirais de janelas e varandas.
São perfeitas para deixar a decoração muito mais colorida, com tons de roxo, rosa, branco e até mesmo, mescladas.
Essa espécie gosta de ambientes úmidos, com temperatura mais amena, mas não podem ser regadas diretamente nas folhas, para que essas não apodreçam, e nem podem ter o solo encharcado, com água na medida.
Fonte: Blog Camesa