O 'amor-próprio' exagerado: como identificar o NARCISISMO
Veja as características do transtorno de personalidade narcisista
Você já deve ter ouvido falar em narcisismo, ainda que não saiba o que isso significa. O transtorno atinge 1% ou 2% da população, segundo o doutor W. Keith Campbell, professor de psicologia da Universidade da Geórgia (EUA).
O que é narcisismo?
O narcisismo é um transtorno de personalidade caracterizado por um sentimento exagerado de importância e autoestima. As pessoas narcisistas costumam ter uma visão distorcida de si mesmas e acreditam que são superiores às outras.
No entanto, o narcisismo é um traço da personalidade e, de acordo com o Dr. Craig Malkin, professor de psicologia na Harvard Medical School e psicólogo em Cambridge, Massachusetts (EUA), todos se situam em algum ponto ao longo desse espectro.
>> Confira 5 frases inteligentes para desmascarar pessoas manipuladoras
Aproximadamente 10% da população, com níveis mais elevados desse traço, são categorizadas como narcisistas (não se referindo ao 1% com transtorno). Em outras palavras, uma em cada dez pessoas pode ser considerada narcisista.
E alguns sinais podem indicar que o traço narcisista é, na verdade, um transtorno. Vale lembrar que o transtorno é uma combinação de características e padrões de comportamento que não estão vinculados a um contexto específico. Trata-se de um modo de funcionamento que o indivíduo não consegue evitar ou abandonar.
Tipos de narcisismo
Existem três categorias de narcisistas, e sua distinção reside na maneira como se percebem como especiais, de acordo com o Dr. Malkin. Alguns deles são mais desafiadores de identificar do que outros.
Os narcisistas explícitos manifestam uma sensação de superioridade em relação aos outros e são frequentemente os primeiros que vêm à mente ao se pensar em narcisismo.
Sempre persiste a sensação de que, de alguma forma, não importa o que você faça, nunca será suficiente, pois eles se veem constantemente superiores na comparação com os demais", explicou Malkin. "Suas conquistas são sempre as mais destacadas".
Os narcisistas encobertos se consideram especiais por serem percebidos como a pessoa que enfrenta as maiores adversidades ou mal-entendidos, acrescentou. As dificuldades que essa pessoa está enfrentando inevitavelmente eclipsarão quaisquer problemas com os quais você possa estar lidando.
Em terceiro lugar, existem os narcisistas comunitários, que se sentem especiais por serem vistos como a pessoa mais útil em qualquer grupo.
"Eles querem que você acredite que nunca encontrou alguém tão cuidadoso ou dedicado quanto eles", acrescenta o Dr. Malkin.
MELHOR CHÁ para ANSIEDADE e NERVOSISMO | CALMANTE NATURAL
Características de uma pessoa com transtorno de personalidade narcisista
- Autoconcentração intensa e autoimagem inflada;
- Busca incessante por suas próprias necessidades, sem considerar as dos outros;
- Autoestima vinculada à aparência e insegurança;
- Dependência do afeto e amor dos outros para manter o sentido de si mesma, ao mesmo tempo em que não se preocupa com as necessidades alheias;
- Sensação de direito e exigência de admiração constante e excessiva;
- Falta de relações mais próximas e emocionalmente calorosas com outras pessoas;
- Tendência a exagerar conquistas e talentos.
Esta matéria contém informações do site Unifor e do portal CNN Brasil