A Damiana, também conhecida como Chanana, é uma planta exótica originária do México e das Índias Ocidentais. Com o nome científico de 'Turnera ulmifolia', ela é uma planta perene que pode chegar a até 50 centímetros de altura.
Suas folhas têm uma aparência muito peculiar, com um padrão de pontos brancos assimétricos sobre um fundo verde escuro. As flores da Chanana são pequenas e geralmente brancas ou rosadas, com uma textura cerosa.
Nesta matéria, veja os benefícios da planta Chanana para a saúde.
.
Da família 'Turneraceae', esta planta é originária da Colômbia, Equador e Peru. Por ser uma planta perene, ela vive por até dois anos.
Ela prefere solos ricos em matéria orgânica, bem drenados, além de ser uma espécie adaptada ao clima tropical.
A adubação deve ser feita com fertilizantes orgânicos ricos em nitrogênio, fósforo e potássio. A planta Chanana pode ser podada para controlar seu crescimento e estimular a frutificação.
BENEFÍCIOS DA PLANTA DAMIANA
A planta Chanana possui propriedades medicinais e a medicina popular a utiliza amplamente no tratamento de diversas condições de saúde.
Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, a Chanana tem uso para aliviar dores articulares e musculares, além de ser útil no tratamento de problemas respiratórios, como tosse e bronquite.
Além disso, a planta é rica em antioxidantes, o que ajuda a combater os radicais livres e, consequentemente, a prevenir o envelhecimento precoce.
Confira alguns dos benefícios:
- Rica em vitaminas A, C e B;
- Fonte de minerais como potássio, cálcio e ferro;
- Contém antioxidantes;
- Vitamina E;
- Combate os radicais livres;
- Prevene o envelhecimento precoce.
Fonte: WestWing