Muitos tutores de cães têm dúvidas quanto a alimentação dos seus bichos quando se trata de frutas e legumes. A maçã é uma das frutas que causam essa dúvida.
Rica em fibras, minerais, vitamina A e C, as maçãs também são conhecidas por ter baixa calorias, pouca gordura e ser ótimos antioxidantes. Todos esses benefícios são conhecidos na alimentação dos humanos, mas afinal, a maçã é uma boa opção de comida para cachorro? Confira.
Cachorros podem comer maçã?
A resposta é sim, mas com cuidado. Segundo o site especializado Petz, a fruta oferece diversos benefícios a saúde dos cãezinhos, como:
- Regulação do intestino;
- Hidratação;
- Ajuda na higiene oral dos cães;
- Diminuição dos níveis de colesterol;
- Auxílio do sistema digestivo;
- Ajuda à saúde da pele e pelagem;
- Proteção contra o envelhecimento cerebral.
LEIA MAIS: Confira dicas de tratamentos naturais para proteger seu pet de pulgas e carrapatos
De acordo com o médico veterinário Marco Paiva, do canal "Veterinário Amigo", a fruta pode ser oferecida aos cães, mas com moderação. A maçã é rica em nutrientes e pode até ser dada com casca, já que essa parte é rica em fibras.
Marco, no entanto, adverte: "Quando você for dar maçã, retire toda a semente por que ela pode causar danos para a saúde do seu cão".
A semente da maçã contém pequenas quantidades de cianeto, que podem ser tóxico para os pets. A substância pode causa o envenenamento dos bichos e causar até a morte, se ingerida em grandes quantidades.
Portanto, tomando cuidado, a maçã pode ser um alimento que traz muitos benefícios à vida dos cães. "É um dos alimentos que menos prejudica a dentição, além de ser gostosa e saudável, ela retarda a formação de tártaro", diz o profissional.