*Esta matéria contém informações de Petz e Patas da Casa
Cachorros da raça pinscher são uns dos mais populares no Brasil. Sem registros exatos da sua origem, especialista consideram que foi da Alemanha que virem esses pequenos cãezinhos.
Conhecidos pela "tremedeira" e muita energia, esses cachorros são superprotetores dos seus tutores. Algumas pessoas podem até achar estranho a frequência dos latidos agudos e "agressividade" dos pinscher, mas especialistas asseguram que é normal.
De acordo com o portal Petz, essa raça é uma das preferidas nos Estados Unidos e Europa. Entre os brasileiros, a popularidade dela só perde apenas para o Shih-Tzu e o Poodle.
Características do Pinscher
Muito adaptáveis, esses cães de pequeno porte são fieis, animados e leais. Apesar de pequenos, eles não têm medo de animais maiores e podem parecer agressivos quando se sentem ameaçados.
Afetuosos, eles adoram estar perto dos humanos e podem ser companhias perfeitas para crianças, desde que bem socializados. Para se manter saudáveis, os Pinscher precisam de exercícios regulares.
A aparência dos Pinscher não variam muito: pelagem curta e lisa, geralmente nas cores preto e castanho ou preto e avermelhado. Mas, de acordo com o site especializado Patas da Casa, existem 4 tipos de Pinscher que se diferenciam pelo tamanho:
- Pinscher 0: O adulto mede cerca de 15 cm e pesa aproximadamente 2,5 kg;
- Pinscher 1: O adulto chega a medir entre 20 e 25 cm e pode pesar até 3 kg;
- Pinscher 2: Medindo, em média, de 25 a 30 cm, esse tipo pode chegar a pesa 4 kg;
- Pinscher miniatura ou anão: Este é o maior dentre os quarto, podendo medir 30 cm, e pesar entre 5 e 6 kg.
VEJA TAMBÉM: Confira 3 dicas para fazer para seu cachorro latir menos
Expectativa de vida do Pinscher
Os Pinschers, quando bem cuidados respeitando todas as suas necessidades, vivem, em média, 15 anos.
Para que esses cachorros envelheçam de forma saudável e feliz, é preciso que seus donos, fiquem atentos a problemas de saúde que acometem cachorros pequenos como a luxação patelar, que acontece quando a patela não está alinhada e causa problemas na caminhada do pet.
As consultas regulares com o veterinário também é necessário, pois o profissional pode fazer recomendações específicas para cada animal, além de diagnosticar doenças que possam encurtar a expectativa de vida do pinscher.