XIXI DE GATO: Saiba como acabar o odor da urina do gato na sua casa
O odor do xixi dos gatos podem deixar os ambientes desagradáveis por muito tempo
O cheiro do xixi do gato pode ser bastante forte. Apesar dos felinos serem um dos grandes favoritos dos "pais de pet", o odor da urina dos bichinho pode incomodar muito, especialmente se o local onde eles urinam não for higienizado regularmente.
Esse mal cheiro pode deixar o ambiente desagradável por muito tempo, já que muitas vezes é difícil eliminá-lo 100%, mesmo após a limpeza do local afetado.
Por que os gatos fazem xixi pela casa?
De acordo com o site especializado PetLove, os bichanos podem fazer xixi pela casa por dois motivos: marcar território ou algum problema de saúde.
Quando um gato quer marcar território, ele elimina borrifadas de urina pela casa, especialmente em objetos verticais como paredes e móveis. Esse hábito é chamado de "spraying". Com isso, ele também pode dar informações sobre sua idade, sexo e disponibilidade sexual para outros gatos.
No entanto, se um gato começa a fazer suas necessidades fora do ambiente habitual, onde ele mesmo está acostumado a enterrar, isso pode indicar problemas de saúde e um profissional veterinário precisa ser consultado.
Como eliminar o odor do xixi do gato?
Confira algumas dicas para acabar com o mal cheiro do xixi do gato:
-
Tirando xixi de superfícies lisas
Se o gato fez xixi em um piso de cerâmica ou pedras frias, você só precisa secar bem o local e depois passar um pano umedecido com meia xícara de vinagre e meia xícara de álcool. Depois de 5 minutos, seque bem o local para tirar todo o produto.
-
Tirando o odor de superfície estofada
Se o xixi atingiu o colchão, poltrona ou sofá, remova o excesso com uma toalha limpas mas sem esfregar. Espalhe 100 ml de vinagre branco com 200 ml de água no local atingido e deixe a solução agir por 5 minutos.
Depois, retire o excesso com papel absorvente e jogue um pouco de bicarbonato no local, 4 colheres de chá de água oxigenada, e uma 1 colher de chá de detergente neutro. Esfregue delicadamente e depois enxugue com uma toalha seca.
Deixe secar naturalmente e se for preciso, repita esse processo mais vezes.
*Essa matéria contém informações do site Dog Life