Os cachorros lideram a lista de pets preferidos pelos brasileiros. Dados do Censo Pet IPB, de 2023, o país encerrou 2021 com 149,6 milhões de bichos de estimação, sendo 58,1 milhões de cachorros, seguidos por aves canoras e gatos.
Apesar da popularidade, muitos "pais de pet" tem dúvidas quanto à raça ideal para se criar em ambientes onde não pode fazer tanto barulho, como apartamentos e condomínios.
Alguns treinamentos podem amenizar os latidos dos animais, porém algumas delas já são naturalmente quietas e silenciosas. Claro que cada cachorro tem sua própria personalidade e tudo vai depender da sua criação, por isso é importante a paciência dos tutores.
A seguir, conheça raças de cachorro que não costumam latir com tanta frequência:
Cachorros que não fazem muito barulho
1. Golden Retriever
Muito conhecidos por sua obediência e gentileza, os cachorros da raça Golden Retriever, além de serem ideais para lares com criança, podem ser ótimos aliados do silêncio, quando criados com tranquilidade em apartamentos.
2. Dálmata
Naturalmente dóceis, os dálmatas são cachorros que não costumam se manifestar com excesso de latidos, o que os torna uma raça bem silenciosa. No entanto, eles são cães de porte médio e precisam de espaço para se exercitar e gastar energias.
3. Basenji
Característicos por sua personalidade tranquila, os cachorros Basenji são famosos por latir com pouca frequência. Eles são especialmente quietos na presença de estranhos, e são ótimos para serem treinados.
4. Pug
Os pugs, raça de pequeno porte, são conhecidos por serem raças tranquilas, companheiras de seus donos, que também colaboram para o silêncio do ambiente.