Muitos podem desconhecer o poder desta planta, porém os principais estudos sobre plantas medicinais indicam que ela restabelece sua memória, preserva sua saúde cerebral e zela por seu coração.
Ao descobrir todos os benefícios acima, você já deve imagina de qual planta estamos falando não é? Isso mesmo! O manjerição.
Essa poderosissima erva aromatica é amplamente utilizada, desde a antiguidade, para tratar diversos males da saúde.
.
Também conhecido como alfavaca ou basílico, o manjericão é frequentemente utilizado pela medicina fitoterápica.
BENEFÍCIOS DO MANJERICÃO
Além de ser uma fonte de fibras, ele é rico em flavonoides e antioxidantes. E isso não é tudo! Ele contém minerais como zinco, ferro e manganês.
Por todas essas razões, veja a seguir, os principais benefícios comprovados do manjericão, que talvez você ainda não conheça.
Devido ao eugenol que contém, o manjericão atua como um potente anti-inflamatório natural.
Ele auxilia na melhoria da capacidade de retenção de uma pessoa, sendo rico em corticosterona, que contribui para aprimorar a memória. Além disso, age como um protetor eficaz do nosso cérebro.
Com propriedades antissépticas e antibacterianas, o manjericão atua no controle da febre, exercendo uma função antitérmica eficaz. Ele também favorece a digestão e a saúde do estômago, desobstruindo as vias respiratórias congestionadas.
Graças aos seus nutrientes, age como um tônico para o sistema nervoso e a mente, aliviando o estresse, a fadiga e o cansaço. É excelente para fortalecer as defesas naturais do corpo, contribuindo para o bom funcionamento dos rins e das vias urinárias.
Além disso, pode ser utilizado para eliminar odores desagradáveis da boca, cuidar da gengiva e reduzir dores de dente.
Devido à sua quantidade significativa de ferro, favorece a formação de glóbulos vermelhos no sangue.
RECEITA COM MANJERIÇÃO
1. Chá de manjerição com limão
A primeira é o chá de manjericão com limão. Utilize uma colher de chá de folhas frescas de manjericão e acrescente as cascas de limão à água fervente. Após ferver, desligue o fogo e adicione o manjericão.
Esse chá pode ser consumido de duas a três vezes ao dia, lembrando-se de ingeri-lo no período de até oito horas após o preparo para não perder suas propriedades medicinais.
Fonte: Tua Casa