O quiabeiro (Abelmoschus esculentus) é uma planta pertencente à família Malvaceae e provavelmente foi introduzida no Brasil pelos escravos.
Reconhecido pelo seu fruto, o quiabo, ele é um ingrediente muito utilizado na culinária para a preparação de diversos pratos típicos regionais.
No entanto, apesar de sua ampla utilização, nem sempre é apreciado devido à presença de uma "baba" característica que lhe confere uma textura não tão agradável.
BENEFÍCIOS DO QUIABO PARA A SAÚDE
Rico em vitaminas, sobretudo A, C e B1, o quiabo também se destaca por conter cálcio, desempenhando um papel significativo no fortalecimento dos ossos.
Há relatos na literatura de pacientes que experimentaram melhorias em questões como colesterol, refluxo, úlcera e asma ao incluírem esse fruto em suas dietas.
No caso da asma, a vantagem está associada ao alto teor de vitamina C. Além disso, o quiabo é popularmente utilizado no tratamento de depressão e ansiedade.
Graças à quantidade de fibras presentes no fruto, ele é recomendado no combate à aterosclerose, reduzindo os riscos de derrames e ataques cardíacos.
É relevante salientar que não há relatos na literatura que apontem efeitos colaterais relacionados ao consumo desta planta. Sendo assim, o quiabo pode ser tranquilamente integrado à dieta alimentar.
Com informações de Mundo Educação.
GRIPE nunca MAIS! 5 CHÁS para COMBATER RESFRIADO