Cães agressivos: conheça cincos raças banidas em alguns países
Apesar de considerados agressivos, o comportamento dos cachorros são influenciados pelo seu treinamento
Algumas raças de cachorros são consideradas perigosas demais em alguns países e por isso foram proibidas. As restrições entre as nações, e muitas vezes dependem de regulamentações locais e experiências passadas.
Apesar do estigma que algumas raças carregam, até mesmo no Brasil, a classificação simplista entre raças agressivas e dóceis não aborda toda a complexidade do comportamento de um cão.
Exemplo disso é perceber que nem todo Pit Bull, raça bastante conhecida por ser agressiva, se comporta da mesma maneira. Do mesmo jeito, alguns cães conhecidos por serem dóceis, como é o caso do Beagles, também podem apresentar comportamentos violentos.
CONFIRA: Aprenda a proteger o seu pet de carrapatos e pulgas
...
Confira cinco raças proibidas mundo a fora:
- Rottweiler
Apesar de sua imponência, esta raça é proibida em dez países devido ao risco de comportamento agressivo, que pode ser influenciado pela genética e ambiente em que cresce.
O estereótipo de que todos os cães dessa raça são naturalmente agressivos é uma generalização incorreta. Os rottweilers podem ser agressivos quando não treinados adequadamente.
- Pit Bull
Os cães dessa raça são fortes e têm alta tolerância à dor. O seu uso em rinhas resultou na proibição em 24 países. No entanto, a agressividade desses cães muitas vezes resulta de fatores ambientais e de criação, e não da raça em si.
- Staffordshire Bull Terrier
Semelhante ao Pit Bull, o Staffordshire Bull Terrier enfrenta estereótipos semelhantes e é banido em 12 países, incluindo Colômbia, Reino Unido, Irlanda e Espanha.
Apesar disso, os cachorros dessa raça são considerados ótimos companheiros para crianças, além de serem leais, corajosos, sociáveis e inteligentes.
- Dogue Canário
Conhecido como Dogo Canário, esta raça de origem espanhola é banida em oito países. Historicamente, era usado como cão de guarda.
São conhecidos por serem territorialistas e terem uma natureza protetora, especialmente perto de estranhos.
- Chow Chows
Embora sejam notáveis pela sua aparência fofa, os Chow Chows são frequentemente considerados territorialistas e não se dão bem com outros animais de estimação.