SAÚDE ANIMAL

Pulgas e carrapatos: aprenda a se livrar dos parasitas que atacam seu pet no verão

Nada deve substituir o conselho de um médico veterinário. A consulta com um profissional é de extrema importância, caso haja a presença de pulgas e/ou carrapatos no seu pet

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonam Souza

Publicado em 22/01/2024 às 10:40 | Atualizado em 25/01/2024 às 9:30
X

No verão, infestações de carrapatos e pulgas podem aumentar, por isso, a atenção dos tutores deve ser redobrada. Esses parasitas podem provocar doenças como Dermatite por alergia à picada de pulgas (DAPP), Erliquiose e Dipilidiose.

Nada deve substituir o conselho de um médico veterinário. A consulta com um profissional é de extrema importância, caso haja a presença de pulgas e/ou carrapatos no seu pet.

Entender esses parasitas é crucial para entender a transmissão de doenças sérias. A identificação correta e com antecedência são cruciais para garantir a eficácia do tratamento.

VEJA TAMBÉM: Conheça cincos raças de cães, consideradas agressivas, banidas em alguns países

...

Pixabay
Cachorro se coçando - Pixabay

Como lidar com pulgas e carrapatos em cachorros?

Óleos naturais

Se você prefere tratamentos naturais, óleos essenciais de lavanda, citronela e eucalipto podem ajudar a repelir esses parasitas, mas tudo precisa de aconselhamento veterinário para que dê certo.

Ambiente limpo

Pulgas e carrapatos não afetam apenas o seu cão, mas, também, o ambiente ao redor. Lave sempre as roupas de cama e limpe áreas onde seu pet passa mais tempo, isso ajuda a eliminar os ovos e larvas destes parasitas.

Escovação frequente

Escove o pelo do seu cachorro regularmente. Isso não apenas ajuda a remover pulgas e seus ovos, mas também melhora a circulação sanguínea e promove um pelo saudável.

Tags

Autor