caroço de abacate

BENEFÍCIOS DA FARINHA DO CAROÇO DE ABACATE: veja benefícios que você não fazia ideia de que a farinha do caroço de abacate têm

A farinha do caroço de abacate pode trazer diversos benefícios

Imagem do autor
Cadastrado por

Alice Lins

Publicado em 15/12/2023 às 12:41
Notícia
X

A prática de aproveitar completamente os alimentos, desde a casca até a polpa, está ganhando mais popularidade.

No caso do abacate, é comum descartar a semente, porém, ela pode ser utilizada para outro propósito repleto de benefícios.

A farinha proveniente do caroço de abacate é uma alternativa saudável, já que a semente contém uma variedade de ácidos graxos, carboidratos, fibras e até mesmo proteínas.

BENEFÍCIOS DA FARINHA DO CAROÇO DE ABACATE

Além disso, é uma fonte de fitoquímicos, substâncias que possuem ação antioxidante.

Estudos indicam que a semente é rica em alcaloides, taninos, flavonoides, glicosídeos cianogênicos e ainda contém cálcio, ferro, magnésio, sódio, fósforo, zinco e potássio.

A farinha proveniente do caroço do abacate é uma grande aliada do sistema digestivo, uma vez que melhora a digestão através de sua ação antioxidante e nutrientes benéficos para o trato digestivo.

Além disso, o consumo de abacate auxilia na redução do colesterol, já que seu alto teor de gordura consiste em gorduras saudáveis, que impedem o aumento dos níveis de colesterol.

No caso da diabetes, os minerais presentes na semente ajudam a regular as principais enzimas envolvidas na formação da glicose.

VEJA TAMBÉM: 7 VEGETAIS para CONTROLAR DIABETES 

Estudos sugerem que o consumo de abacate também está associado à redução do risco de câncer. A semente demonstrou resultados promissores na diminuição das células relacionadas à leucemia.

Por último, a semente do abacate também possui propriedades antibacterianas e antifúngicas, sendo excelente no tratamento de infecções parasitárias e fúngicas.

COMO PREPARAR FARINHA DO CAROÇO DE ABACATE?

1. Leve a semente do abacate ao forno a 120ºC por cerca de duas horas para desidratá-la.

2. Após retirar a semente do forno, remova a casca fina que envolve a parte externa da semente. Em seguida, corte o caroço ao meio e em pedaços pequenos.

3. Triture no liquidificador ou processador até obter uma textura de farinha.

4. Armazene em um recipiente hermético em local seco e arejado.

Com informações de Vitat.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor