SUCO DE MARACUJÁ ABAIXA A PRESSÃO? Conheça os benefícios do suco de maracujá para a sapude
O suco de maracuja pode trazer diversos benefícios à saúde
A hipertensão, conhecida como pressão alta, é uma condição crônica em que o coração exerce um esforço adicional para bombear sangue pelo corpo.
Isso em níveis elevados de pressão nas artérias, superiores aos considerados normais para cada faixa etária, geralmente acima de "14 por 9" (ou 140 por 90 mmHg).
Os sintomas da hipertensão tendem a surgir apenas em estágios avançados, incluindo tonturas, dores de cabeça e no peito, fraqueza, visão embaçada e, ocasionalmente, sangramento nasal.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), aproximadamente 30% dos brasileiros sofrem de hipertensão.
Esses dados destacam a importância de prestar mais atenção aos fatores que contribuem para essa condição, já que ela pode desencadear consequências sérias, como AVC ou infarto.
FATORES QUE FACILITAM A PRESSÃO ALTA
Genética: Histórico familiar pode aumentar o risco de hipertensão.
Idade: Embora possa ocorrer em qualquer idade, a hipertensão é mais comum em pessoas com mais de 64 anos.
Obesidade: O excesso de peso é um fator de risco para o desenvolvimento da hipertensão.
Outras condições de saúde: Indivíduos com colesterol elevado ou diabetes têm maior probabilidade de desenvolver hipertensão.
Hábitos não saudáveis: Fumo, sedentarismo, estresse, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e uma dieta desequilibrada, com alto teor de sal, contribuem para a pressão alta.
BENEFÍCIOS DO MARACUJÁ PARA REDUZIR A PRESSÃO ARTERIAL
O maracujá não só é saboroso, mas também é uma fruta repleta de nutrientes escondidos sob sua casca amarela brilhante.
Rico em fibras, antioxidantes naturais (como vitaminas A e C), magnésio, polifenóis e betacaroteno, o maracujá tem efeitos anti-inflamatórios.
Além de reduzir o risco de câncer, promove uma pele e visão saudáveis, retarda o envelhecimento celular e fortalece o sistema imunológico, ajudando na resistência a resfriados e outras enfermidades.
Os polifenóis presentes no maracujá são importantes para melhorar a sensibilidade à insulina, o que é benéfico para os diabéticos. O magnésio presente na fruta pode reduzir o estresse e a ansiedade.
Além disso, o maracujá é pobre em sódio e açúcar, porém rico em potássio, uma combinação que contribui para regular a pressão arterial.
Ao consumir as sementes, as fibras presentes nelas ajudam a reduzir o colesterol nas artérias, a tornar o sangue mais fluido e a diminuir o risco de problemas cardíacos.
A fruta também contém ferro, que melhora a circulação sanguínea e a oxigenação do sangue, garantindo energia e um sistema circulatório saudável.
Um estudo japonês de 2006 mostrou que uma substância chamada piceatannol, presente nas sementes de maracujá, tem propriedades que relaxam os vasos sanguíneos, prevenindo doenças cardíacas e complicações relacionadas.
Apesar desses benefícios, o suco de maracujá não substitui medicamentos para controlar a hipertensão, mas pode contribuir, a longo prazo, para manter a pressão arterial regulada quando integrado a uma alimentação saudável.
Com informações de Que Bem Que Faz.
VEJA TAMBÉM: MELHOR CHÁ PARA ANSIEDADE E NERVOSISMO