Compreender como alcançar uma perda de peso rápida e segura é, sem dúvida, um dos principais objetivos no âmbito do fitness.
Contudo, engana-se quem pensa que essa conquista exige a adesão a dietas e treinos extraordinários, demandando esforço colossal e renúncia. Da mesma forma, equívoco é o pensamento de que se deve passar longos anos consumindo os mesmos alimentos, sem experimentar prazer na alimentação.
A relevância de emagrecer de maneira saudável deveria ser a prioridade para aqueles que estão acima do peso ou lidam com a obesidade.
Reconhecemos que elevados índices de gordura corporal podem intensificar processos inflamatórios no organismo, predispondo ao surgimento de doenças cardiovasculares, diabetes e até mesmo câncer.
Portanto, se o seu objetivo é entender como emagrecer rapidamente, a primeira orientação é: cuidado.
Escolher consumir chás para emagrecer no estilo caseiro e natural pode ser uma alternativa saudável para ajudar nessa perda de peso.
.
CHÁS PARA EMAGRECER
1) Chá verde
Existem evidências que indicam uma ligação entre o consumo de chá verde e a perda de peso, especialmente na região abdominal. Em um estudo realizado em 2008, 60 participantes com excesso de peso foram divididos em dois grupos.
O primeiro grupo consumiu chá verde ao longo de 12 semanas, enquanto o segundo grupo recebeu um placebo durante o mesmo período. Ao término do estudo, observou-se que as pessoas que ingeriram chá verde perderam 3,3 quilos a mais em comparação com aquelas que consumiram o placebo.
A cafeína presente no chá verde também tem ação diurética, que ajuda na retenção de líquidos.
2) Chá preto
O chá preto figura entre as opções de chás que contribuem para o emagrecimento. Um estudo revelou que o consumo de três xícaras de chá preto diariamente amplia a perda de peso e diminui a circunferência abdominal.
A capacidade do chá preto de auxiliar na perda de peso pode ser atribuída à presença de flavonas, um tipo de pigmento vegetal com propriedades antioxidantes.
3) Chá oolong
O Oolong é uma variedade clássica de chá chinesa que se destaca por seu aroma frutado e sabor distintivo. Além dessas características sensoriais, estudos indicam que o chá Oolong pode ser um aliado na perda de peso, estimulando a queima de gordura e acelerando o metabolismo.
Em uma pesquisa, 102 indivíduos com excesso de peso ou obesidade consumiram chá Oolong diariamente ao longo de seis semanas, resultando em reduções significativas tanto na gordura corporal quanto no peso total.
Os pesquisadores atribuíram esse efeito à aceleração do metabolismo induzida pelo chá Oolong. Em outro estudo mais restrito, homens que ingeriram água ou chá durante três dias tiveram suas taxas metabólicas medidas.
Em comparação com a água, o chá Oolong aumentou o gasto energético em 2,9%, o que equivale a queimar em média 281 calorias a mais por dia.
4) Chá branco
O chá branco figura entre as opções que podem ser incluídas em programas de emagrecimento. No entanto, destaca-se dos demais chás devido ao seu processo mínimo de elaboração e à colheita enquanto a planta de chá ainda está em estágio jovem, conferindo-lhe um sabor delicado e adocicado.
Estudos indicam que o chá branco não apenas contribui para a saúde bucal, mas também exibe propriedades anticancerígenas ao combater células cancerígenas. Além disso, ele intensifica a quebra de células de gordura e apresenta uma quantidade significativa de catequinas, auxiliando no processo de emagrecimento por meio da perda de peso.
5) Chá de ervas
O chá de ervas se diferencia de certos chás tradicionais, uma vez que não contém cafeína e não é elaborado a partir das folhas da Camellia sinensis. Entre as variedades populares de chás de ervas estão o chá de rooibos, chá de gengibre, chá de rosa mosqueta e chá de hibisco.
Em um estudo envolvendo animais, pesquisadores administraram chá de ervas a ratos com sobrepeso, observando uma redução no peso corporal e a normalização dos níveis hormonais.
Outro estudo conduzido em laboratório demonstrou que o chá de ervas aumentou o metabolismo da gordura e impediu a formação de células de gordura.
6) Erva-mate
A erva-mate é uma infusão de ervas obtida a partir das folhas e galhos da planta Ilex paraguariensis. Após desidratação das folhas no fogo, estas são submersas em água quente ou fria para criar a infusão.
Este chá de erva-mate apresenta propriedades diuréticas, contribui para a melhoria do desempenho atlético e foco, sendo também reconhecido como um dos chás mais eficazes para auxiliar no processo de emagrecimento e reduzir o risco de doença cardíaca.
Contudo, é crucial lembrar que os chás voltados para emagrecimento não são soluções milagrosas. Deve-se utilizar todos com moderação, acompanhados de uma alimentação equilibrada e prática regular de atividades físicas.
Informações da matéria são do site Ecycle.
CHÁ DE BANANA para EMAGRECER? Aprenda RECEITA